PROJETO ENTRE CONTRASTES
PROJETO ECONOMIA CRIATIVA ETAPA MONTE SERRAT
PROJETO EM PARCERIA GOVERNO DE SANTA CATARINA
DESTAQUES
AGENDA
EVENTOS
PUBLICAÇÕES

PROGRAMA SEBRAE DE ARTESANATO

APRESENTAÇÃO

O Sebrae/SC tem como missão promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia de Santa Catarina.


Dentro dos segmentos em que o Sebrae atua destacamos o Artesanato, setor composto em sua maioria por microempreendedores individuais, além de micro e pequenos negócios, capazes de gerar trabalho e renda, valorizar a cultura, história e ancestralidade por meio de suas técnicas e habilidades criativas. É um ativo valioso para o turismo e a cultura de um destino.


O papel do Sebrae é o de fortalecer os artesãos e coletivos de produção artesanal pautado em um olhar empreendedor, gerando autonomia na gestão de seus negócios, proporcionando conhecimento para desenvolvimento de novos produtos e coleções e projeção no mercado. E como resultado elevar o nível de qualidade e competitividade do artesanato em Santa Catarina.


O PROJETO ENTRE CONTRASTES

DA INDÚSTRIA AO ARTESANATO CATARINENSE

Contrastes é sua marca, contemporaneidade é seu tempo!

O Projeto Entre Contrastes visa promover um novo posicionamento do artesanato catarinense tendo a sustentabilidade e o relacionamento com a indústria como os motores de sua transformação e evolução, o mercado como foco e aproveitando-se para isso da repercussão causada pela exposição Entre Contrastes realizada em 2018, no CRAB (Centro de Referência do Artesanato Brasileiro) no Rio de Janeiro.


O Projeto Entre Contrastes executado de 2019 a 2020 atendeu mais de 75 artesãos de forma direta, sendo 10 núcleos de produção no estado de Santa Catarina e mais duas parcerias com as Prefeituras de Balneário Piçarras, Abdon Batista e Blumenau atendendo os artesãos vinculados às Secretarias Municipais de Cultura ou Programas Municipais de apoio ao desenvolvimento da Economia Criativa e Artesanato.

NÚCLEOS DE PRODUÇÃO ATENDIDOS

Ana Gern Design feito à mão;

Das Catarinas Brazil;

Dedon;

Funcionárias;

Eko Art;

Gharda;

Minha Mana e Eu;

Rendai;

Toca Tapetes;

Tramatusa;

Kunst Haus;

Artesãos da Secretaria de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau;

Artesãos da Fundação de Cultura de Piçarras;

Artesãos da Fundação de Cultura de Porto Belo.

AÇÕES

Ações realizadas pelo Projeto Entre Contrastes

Reuniões de articulação com entidades parceiras;

Planejamento interno;

Elaboração do Plano de Comunicação;

Pesquisa de Oferta e Demanda;

Workshop Empreendendo Sonhos;

Kickoff do projeto nas diferentes cidades;

Palestra A Origem do Artesanato;

Palestra A Importância da Identidade Cultural como Diferencial Competitivo;

Palestra sobre Associativismo;

Pílula de Conhecimento: O Artesanato como agente transformador do Território;

Palestra Artesanato Entre Contrastes;

Oficina Meu Artesanato, Meu Negócio;

Palestra Formalização MEI;

Oficina e consultoria Atacado e Varejo: Que Preço eu Pratico?

Palestra Preparação para Comercialização em Feiras;

Capacitação para Gestão de Loja;

Palestra Organizando o Portfólio;

Palestra O Empreendedor de Artesanato – artesão ou designer?

Palestra A importância das Collabs no Artesanato;

Workshop Storytelling e narrativas para pequenos negócios

Palestra Imagem da Marca;

Pílula de Conhecimento: Soluções Digitais para artesanato e design;

Circuito Criativo Entre Contrastes (Palestra Economia Criativa e Futurismo com Lala Deheimzelin | Palestra Design x Artesão x Território com Nicole Tomazi);

Mostra Conceito Entre Contrastes;

Oficina de Cool hunting para desenvolvimento de novos produtos;

Desenvolvimento de Produto;

Consultoria para prototipagem;

Desenvolvimento de embalagens;

Elaboração e criação de itens e utensílios de mobiliário;

Workshop e consultoria de precificação para a nova coleção de produtos;

Diretrizes para a comunicação em redes sociais;

Workshop online bê-á-bá no Instagram;

Criação de banco de imagens;

Criação de layouts com legenda para post em feed de Instagram;

Capacitação online Como vender mais usando a internet;

Workshop Relacionamento com o Cliente (CRM);

Criação de Catálogo Digital;

Elaboração de Trendbook – caderno de tendências no artesanato;

Curadoria e articulação com Marketplaces.

Mentoria com treinamento digital para criação de roteiro, storytelling e vídeo curtos junto aos núcleos de produção para as redes sociais.


PREMIAÇÕES

O Projeto Entre Contrastes, do Sebrae/SC, foi premiado nacional e internacionalmente.

Conquistou a medalha de bronze no Brasil Design Award 2019, um dos mais importantes reconhecimentos de design gráfico do Brasil, na categoria Design de Impacto Positivo.

E foi também consagrado no Red Dot Design Award, referência mundial e uma das mais prestigiadas premiações em design, atuante desde 1955. A exposição Entre Contrastes recebeu o prêmio na categoria Marcas e Design de Comunicação. O projeto contemplou identidade visual, sinalização da exposição e materiais promocionais a partir dos conceitos de sustentabilidade e reuso criativo da mostra.

O projeto de design foi assinado pela Yepá Estúdio – Design e Estratégia, pelas designers Carolina Dentice e Luana Dentice.

De acordo com a Gestora do Entre Contrastes, Simone Amorim, esse reconhecimento é mais uma prova de que a exposição ganhou projeção nacional e internacional.

“Com a realização dessa iniciativa conseguimos destacar o artesanato catarinense no cenário nacional e internacional. Agora, com esse prêmio, ultrapassamos o setor do artesanato e também nos posicionamos como referência em design”, comemora Simone.


CIRCUITO CRIATIVO ENTRE CONTRASTES

Floripa Conecta 2019

Realizado no dia 14 de agosto de 2019 o Circuito Criativo Entre Contrastes integrou a programação do Floripa Conecta e teve como objetivo conectar pessoas, despertar nos participantes o empreendedorismo colaborativo e a economia criativa, ampliar as possibilidades de desenvolvimento e inspirar novos empreendedores.


Palestras:

Artesanato, Design e Território com Nicole Tomazi – Mestre em Design;

Futurismo + Novas Economias = Resultados Exponenciais com Lala Deheinzelin - pioneira em Economia Criativa e Colaborativa no Brasil.


CIRCUITO CRIATIVO

ENTRE CONTRASTES 2019

EXPOSIÇÃO ENTRE CONTRASTES- CRAB 2018

EXPOSIÇÃO ENTRE CONTRATES – CRAB 2018

O artesanato catarinense se viu evidenciado em uma exposição que chamou a atenção por sua proposta na qual todos os conceitos e termos ligados a sustentabilidade como fashion revolution, upcycling, economia circular, ecodesign e ecoinovação se cruzam e se misturam.


Através de um edital do Sebrae Nacional foi realizada a Exposição Entre Contrastes no CRAB (Centro de Referência do Artesanato Brasileiro) na cidade do Rio de Janeiro, no período de fevereiro a maio de 2018.


Nunca antes uma exposição reuniu tão rica e representativa amostra de produtos artesanais catarinenses que encanta pela originalidade, pelo design e pela forte identidade cultural conectada a uma proposta inovadora. Por trás de cada obra, vislumbraram-se o espírito criativo e a sensibilidade do artesão, que enxergando beleza em materiais aparentemente sem valor, transmuta-os em arte.


Mais informações

EXPOSIÇÃO ENTRE CONTRASTES CRAB

Assista ao vídeo da Exposição ENTRE CONTRATES – CRAB 2018

Confira a reportagem sobre a Exposição ENTRE CONTRATES – CRAB 2018

CONFIRA REPORTAGEM

Mostra de Artesanato de Balneário Piçarras e Evento de Encerramento do Projeto Entre Contrastes 


Realizado no dia 05 de dezembro de 2019, na Fundação Cultural de Balneário Piçarras, encerramento do Projeto Entre Contrastes, com apresentação das ações desenvolvidas e resultados alcançados.


A Mostra de Artesanato Entre Contrastes – Coleção Praia – Balneário Piçarras aconteceu no período de 06 a 08 de dezembro, no Hotel Imperador, no Centro do município.


A Coleção Praia foi inspirada na orla de Balneário de Piçarras que é emoldurada por castanheiras centenárias e lendas que aguçam a curiosidade dos visitantes. A coleção foi criada usando as técnicas de cada artesão e resíduos da indústria e da natureza.


Encerramento do Projeto Entre Contrastes em Blumenau.

Encerramento do Projeto Entre Contrastes em Blumenau e lançamento do Catálogo de Produtos

Iniciativa desenvolvida ao longo de quase um ano resultou em linhas de produtos que preservam a identidade cultural e histórica da cidade, com peças que remetem à arquitetura, fauna, flora e ainda os costumes dos imigrantes.


No dia 12 de agosto de 2020 foi realizado evento em formato digital com a presença do Prefeito Municipal de Blumenau, Mario Hildebrandt; Secretário de Cultura, Rodrigo Ramos; Diretor Técnico Sebrae/SC, Luc Pinheiro; Gerente de Desenvolvimento Regional, Paulo Rocha; Gestor Regional, Aloísio Salomon; Gestora Estadual, Simone Amorim; artesãos participantes do projeto, demais diretores municipais e consultores Sebrae.


O projeto fruto de uma parceria da prefeitura de Blumenau com o Sebrae/SC e contemplou artesãos cadastrados no Programa de Artesanato da Secretaria de Cultura.


O resultado pode ser conferido no Catálogo Entre Contrastes – Blumenau disponível para download na aba Publicações, e no Instagram @culturablumenau.


Preencha o cadastro e receba os seguintes materiais:

Trendbook 2020/2021: estudo de tendência para o artesanato.


Catálogo Entre Contrastes: catálogo de produtos artesanais sustentáveis e contemporâneos de Santa Catarina.


Catálogo Entre Contrastes – Blumenau: catálogo de produtos inspirados na identidade cultural marcante de Blumenau, conheça as 15 coleções!


PREENCHA E BAIXE GRATUITAMENTE O TRENDBOOK E CATÁLOGOS ENTRE CONTRASTES

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

PROJETO ECONOMIA CRIATIVA

ETAPA MONTE SERRAT

Projeto Economia Criativa - Etapa Monte Serrat

Promover o empreendedorismo local baseado na modelagem de impacto social, valorizando a comunidade do Monte Serrat e os aspectos de territorialidade. Identificar o diferencial competitivo e fortalecer a sustentabilidade dos negócios gerados e da economia criativa. Atuar com o grupo de artesãos e expositores da Feira Amigos do Monte Serrat.

PARCEIROS

AÇÕES

Ações realizadas pelo Projeto Economia Criativa - Etapa Monte Serrat

Chamada de Impacto para Empreendedores;

Consultoria de Desenvolvimento de Produto (básico) – artesanato;

Oficina e Consultoria – Visual Merchandising para ponto de venda;

Criação de Marca Coletiva (Monte Serrat);

Apoio à realização da Feira Amigos do Monte Serrat;

Curadoria de produtos para participação de artesãos em eventos do PAB (Programa do Artesanato Brasileiro).

Praça do Monte Serrat.

Foto: Edsoul/Arquivo Pessoal

PROJETO EM PARCERIA GOVERNO DE SANTA CATARINA

SDE (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável)

Articulação institucional para desenvolvimento do artesanato no estado de Santa Catarina, visando a coordenação de atividades em diferentes entidades convergindo esforços para o alcance de resultados coletivos. 

FOCO DE ATUAÇÃO

Mapeamento do Setor;

Ambiente Legal e Regulatório;

Educação;

Ambiente de Negócios;

Governança do GT (grupo de trabalho).


Ações desenvolvidas

Planejamento Estratégico do Segmento de Artesanato

Capacitação para Avaliadores de Artesanato (SICAB/PAB)

PARCEIROS

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Sustentável

Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação

Sistema Nacional de Emprego (SINE)

Conselho do Artesanato e Economia Solidária (CEAS)

Fundação Catarinense de Cultura